Designers famosos agregam valor a madeira sustentável

BVRio_DMS_white background

Design & Madeira Sustentável é o mais recente projeto da BVRio, desenvolvido em parceria com o manejo florestal comunitário COOMFLONA, com apoio financeiro da Climate and Land Use Alliance (CLUA) e da Good Energies Foundation.  

O Projeto Design & Madeira Sustentável tem por objetivo conectar o manejo florestal comunitário com a indústria do design de alto valor agregado, visando dar plena inserção do manejo florestal comunitário na indústria moveleira de alto valor agregado e promover na sociedade a percepção do valor da madeira de origem sustentável.
Com esse propósito a BVRio selecionou alguns dos principais atores do design brasileiro envolvidos com produção em madeira sustentável, os quais se mostraram extremamente interessados em participar de um projeto de capacitação da movelaria de MFC e integração da mesma em seus processos produtivos. Todos esses profissionais são expoentes da movelaria e design brasileiro, reconhecidos e premiados nacional e internacionalmente.

Cada mês, um designer brasileiro passa dois dias na flona do Tapajós (Amazônia) com os comunitários da COOMFLONA afim de os treinar à criação de objetos e móveis design, com madeira sustentável, 100% certificada FSC®.


Treinamento e Capacitação

Por meio de um ciclo de sessões de capacitação com designers de alto padrão objetiva-se capacitar o manejo florestal comunitário para atender não somente a mercados sofisticados, mas também a linhas de produção da indústria moveleira. O projeto envolve não só a capacitação, mas também a efetiva produção de peças assinadas pelos designers e exposição em feiras selecionadas.

Na newsletter anterior, falamos do primeiro treinamento de capacitação de movelaria e design, ministrado pelo designer Carlos Motta. Nesta newsletter falaremos do segundo treinamento de capacitação, ministrado pelo designer Fernando Mendes, na movelaria da Cooperativa Mista da Flona do Tapajós – COOMFLONA, no Pará.

Screen Shot 2018-06-28 at 10.54.45

Treinamento de capacitação dos moveleiros com Fernando Mendes, maio 2018. © BVRio | Pedro Guinle

Como se passa um treinamento para Design & Madeira Sustentável?

Na primeira manhã, @ designer passeia pelo pátio com os comunitários para escolher as madeiras. Em seguida, estas são transportadas para a serraria, onde são cortadas. Pela tarde, a madeira é transportada à movelaria onde se faz a preparação dos componentes necessários à confecção dos objetos.

Fernando Mendes trouxe os desenhos do seu famoso Banco Rocha. Na segunda manhã do treinamento o designer deu uma palestra sobre o trabalho a ser executado e a apresentação dos conceitos de design.

Pela tarde, vem a parte prática, com execução de partes do banco rocha, ensinamentos de uso e marcação com ferramentas manuais, técnicas  de recorte de madeira e encaixe sem parafusos, e uso de travamento da madeira  com aplicação de cunha em ângulo.

Screen Shot 2018-06-28 at 10.57.42

Banco rocha_FernandoMendes2

Banco Rocha | © Fernando Mendes

O futuro do projeto Design & Madeira Sustentável

Todos os designers envolvidos no projeto estão ministrando seus workshops visando qualificar os comunitários para atender suas produções e posteriormente realizarem suas ações comerciais. O objetivo para os designers é de comprar essa matéria prima nobre sem atravessadores, de origem legal, sustentável e socialmente correta.

Temos também como objetivo finalizar a primeira etapa do projeto Design & Madeira Sustentável com uma exposição no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), em 2019. A exposição será dedicada aos objetos design produzidos no âmbito do projeto e e irá se chamar “A Bela Madeira Brasileira” – Uma mostra do ofício e da matéria prima que conta a historia do design brasileiro.


Os designers participantes do projetos até hoje são Carlos Motta, Zanini de Zanine, Leo Lattavo (Lattoog), Fernando Mendes, Oficina Ethos, Claudia Moreira Salles, Guido Fenocchi Guedes e Paulo Alves. 

Os próximos workshops já confirmados serão ministrados pelos designers Leonardo Lattavo (junho) e Claudia Moreira Salles (agosto).

Designers interessados em participar deste pioneiro projeto, podem obter maiores informações através do email: renato.castrosantos@bvrio.org

Tree_DMS copy

Quer saber mais sobre o projeto Design & Madeira Sustentável?

  • Veja o teaser do primeiro documentário sobre os designers participantes do projeto, dedicado ao designer Carlos Motta e realizado por VideVideofilmes.
  • Série de reportagens da G1 Globo / TV Tapajós sobre a COOMFLONA, o FSC® e o projeto Design & madeira Sustentável.
  • Depoimentos dos designers Carlos Motta e Leonardo Lattavo sobre a confecção dos troféus para a Copa Verde de futebol 2018, em parceria com FSC®.